Preciso Ter Uma Empresa Para Vender Online?

Preciso ter uma empresa para vender online

É obrigatório ter um CNPJ para abrir uma loja virtual?

De forma bem simples, a resposta a essa pergunta é NÃO. Não há necessidade de ter um CNPJ para abrir uma empresa, porém ao abrir CNPJ para essa finalização sua credibilidade para com seus clientes é muito melhor.

Há inúmeros provedores comerciais que oferecem serviços de lojas virtuais para que você possa montar seu comércio eletrônico sem que seja necessário um CNPJ. Nesses casos, tudo que basta para poder conseguir iniciar as vendas é ter um CPF, o que todo cidadão brasileiro possui.

De qualquer modo, é prudente informar a necessidade de que você faça, independente do porte da sua empresa, uma formalização e uma prestação de contas junto à Receita Federal. Somente a partir daí você poderá emitir nota fiscal para os seus clientes. Além disso, formalizar-se junto à Receita permite obter inúmeros outros benefícios exclusivos de empresas formalizadas.

Mas o mais importante disso é: estar formalizado junto à Receita te dará mais credibilidade e passará mais segurança aos seus clientes. Isso, com toda certeza, ajuda no crescimento e na sustentabilidade da sua empresa.

Qual o custo para ter um CNPJ para uma loja virtual?

Você não gasta nada para abrir um CNPJ para o seu comércio eletrônico. O CNPJ é apenas um documento de cadastro disponibilizado pela Receita Federal para pessoas jurídicas (empresas).

Agora, isso não quer dizer que ter um CNPJ não lhe trará custos. Você, com um CNPJ, irá ter despesas com a abertura de uma empresa (PJ) como acabaria tendo com qualquer outro tipo de empresa.
Para uma loja virtual, com CNPJ, você precisará ter um contador para quando sua empresa começar a funcionar. Desse modo, é fundamental que você contrate uma empresa ou um profissional especializado para cuidar de forma eficiente de você.

Será ele que lhe dará as informações e as documentações necessárias para a abertura e a constituição de uma empresa.

Outro ponto sobre possuir uma empresa como pessoa física é constituir, assim como outras empresas de espécie jurídica, um endereço físico, sendo que não deve ser, preferencialmente a residência de nenhum dos sócios. Então, independente de ter ou não CNPJ, você precisará de um espaço físico para o seu empreendimento.

Confira perguntas e respostas para simplificar a abertura da sua empresa

É necessário que você tenha um CNPJ para abrir um comércio eletrônico?

Não, não é necessário. Mas mesmo não sendo obrigatório você ter um CNPJ, sem ele você passará menos credibilidade dos seus negócios para os seus clientes.

Você poderá vender por meio de um cartão de crédito mesmo não possuindo um CNPJ?

Sim, é possível que você venda por cartões de crédito mesmo sem um CNPJ. Hoje em dia, existem sistemas de pagamento como o Bcash e o PagSeguro que tornam possível que você venha a receber por meio de um cartão de crédito mesmo não possuindo cadastro de empresa junto à Receita Federal.
Para conseguir realizar isso, basta apenas que você, como vendedor próprio, entre no sistema de pagamento escolhido e passe os dados solicitados.

Com essas informações, será possível realizar a integração da sua loja virtual com o sistema de pagamento por cartão de crédito escolhido.

Preciso, obrigatoriamente, ter uma loja física para poder abrir uma loja de comércio virtual?

Não, não é necessário. Você pode, se quiser, ter apenas uma loja virtual para o seu negócio. Isso acaba se constituindo como uma excelente vantagem para você que deseja abrir uma loja virtual com pequenos custos.

Assim, os gastos que você imaginava ter com uma loja física poderão ser utilizados, eventualmente, como investimentos em publicidade e marketing e para divulgar a sua loja online.

Qual o preço para abrir uma loja virtual?

Assim, há sites que oferecem modelos de lojas virtuais pré-moldados, o que acaba diminuindo os custos conheça aqui nossos modelos de lojas virtuais prontas, caso haja interesse também pode conhecer planos e preços.

Agora, há outros que além disso, oferecem personalização da estrutura e da identidade visual para que você coloque em pé o seu comércio eletrônico, também trabalhamos com customização de loja virtual. Agora, caso você deseje um projeto mais elaborado e com funcionalidades especiais, haverá necessidade de contratar um programador, o que encarece os custos.

Qual a demora para se conseguir criar uma loja virtual?

Caso você contrate uma empresa que já apresente modelos pré-moldados de layout para sua loja virtual, o prazo de desenvolvimento para seu comércio eletrônico será bem menor, de 1 dia útil aqui no Studio Adamas.

Agora, caso você deseje um projeto personalizado, com um programador contratado, o prazo para a entrega do site irá depender da quantidade de páginas, requintes e de funcionalidades do layout imaginado. Outro fator que também pode influenciar bastante o prazo de criação da sua loja online é o tempo que você demora para aprovar o layout desenvolvido.

Agora que você já tem as informações necessárias para abrir o seu negócio, estude se realmente é melhor não ter um CNPJ. Embora isso evite que você pague algumas taxas, também pode ser um impeditivo na hora de conseguir novos clientes.

Então, muitas vezes, os custos cobrados pela Receita Federal acabam sendo uma forma de legitimação do seu negócio perante o cliente. Estude, pesquise e veja o que melhor cabe no seu bolso e no seu negócio. Sucesso sempre.

Share

Recommended Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *